09/06/2008

Sugestão para reflexão sociológica

Construção - Chico Buarque
Considero esta minha singela sugestão, um exemplo inconteste da importância da internet. Encontrei no You Tube o vídeo "Construção - Chico Buarque" - que deve-se vê-lo clicando sobre o título acima . Ações como esta são realizadas a um rítmo frenético pelos jovens que acessam a rede mundial de computadores. O vídeo evidencia o avanço tecnológico das plataformas digitais: com a comunicação por hipertexto; com uma grande revolução no plano da reprodução de imagens captadas por máquinas fotográficas, filmadoras, celulares, ou mesmo webcan; com a reprodução "phonográfica" revolucionada. Essa revolução precisa ser apropriada pela educação.
Minha contribuição é de alguém que há meses deixou a sala de aula depois de14 anos na Univale, Panamericano, Barbosa Ferraz, Idália Rocha, Raul Rodrigues Gomes, José de Matos Leão, Unidade Polo, etc. Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior. Filosofia, geografia, história, sociologia, sociologia da educação, sociologia jurídica, sociologia aplicada à administração, sociologia das organizações, estudo dos problemas brasileiros, organização social e política brasileira, metodologia e técnicas de pesquisa, ciências sociais.
A educação não é de responsabilidade exclusiva dos Professores, mas de todos nós que adquirimos consciência de que o conhecimento precisa ser socializado. É através da educação que a sociedade prepara o indivíduo para a vida social. A educação de berço é excencial para a formação do cidadão. Por isso a mãe, o pai, os irmãos mais velhos, avó, avô, babá, secretária do lar, todos aqueles que possam expressar alguma familiaridade com os pequeninos e transmitir-lhes os bons ensinamentos, o cultivo da bondade, da generosidade, da solidariedade, do amor, da sabedoria, todos são responsáveis pela educação de todos. Não apenas ações educativas da geração adulta para a geração mais jovem, mas do rapaz com a avó, com avô, com seus alunos da melhor idade. O respeito aos mais velhos é um valor que precisa ser resgatado por nossa cultura e ser amplamente disseminado por aqueles que sabem que é preciso educar. As escolas são insuficientes para educar as sociedades. Mas as escolas são fundamentais, assim como aqueles que nela trabalham.
O vídeo que se cola à música do compositor, cantor e escritor que tão bem interpretou sentimentos populares, Chico Buarque de Holanda, é uma dádiva. Seu criador fez uma seleção de imagens muito didáticas para induzir à reflexão sobre a letra da composição . Vale destacar nas imagens as fotos de Sebastião Salgado.
Na letra vale observar: todos os versos terminam em proparoxítonas; depois de cantada a música toda, numa segunda vez ela é cantada com alteração na disposição das proparoxítonas, reordenando-as nas terminações dos versos, dando à mensagem um sentido mágico; a história do trabalhador que é vitima fatal de um acidente de trabalho trágico; de um trabalhador que sonha ser um príncipe; um trabalhador que é ignorado pelo tráfego; de um trabalhador entregue a um amor lógico;
O tempo do vídeo permite exibí-lo e debatê-lo numa aula de 50 minutos. O que o faz um material didático importante não apenas para a sociologia, mas para a filosofia, história, geografia, educação artística e especialmente para a língua porturguesa.

Nenhum comentário: