27/02/2010

Programa de Bovinocultura Leiteira dá resultados do Santa Bárbara

Um exemplo de como a tecnologia traz ganhos de produtividade na Agricultura Familiar está evidente no trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Ivaiporã na propriedade de Atílio Botini no Distrito de Santa Bárbara.
Em meados de 2009, a realização de um curso de bovinocultura de leite em parceria da Prefeitura com o Senar despertou Valdecir Botini que criou sua família na propriedade do pai Atílio. Valdecir começou a questionar toda a forma como vinha produzindo leite na propriedade.
Acompanhado pela Técnica em Agropecuária da Prefeitura Rose, planejou mudanças e convenceu o pai a ocupar meio alqueire da propriedade com a implantação de 8 piquetes para o manejo das vacas, divididos com cerca elétrica, plantio de grama adequada para o trato e instalação de um rodão d'água para bombear água até a mangueira.
O investimento feito com recursos angariados com a venda de algumas vacas, está sendo pago ao custo de 17 litros de leite por dia, durante o prazo de 1 ano.
Mas o incrível é que, com menos vacas no plantel a produção aumentou em 30 litros dia.
"As vacas estão mais saudáveis. Antes, elas tinham que subir morro para pastas, descer morro para beber água e agora o trato chega até elas. Sobrou mais área no sítio para plantar para a produção de silagem." Diz Botini.
Para Gilvani que é o técnico do PIA - Programa de Inseminação Artificial, o projeto na propriedade dos Botini vai sendo complementado com a melhoria genética do rebanho.
Para Rose que dá assistência técnica na bovinocultura de leite, o difícil é convencer o produtor a rever seus conceitos e quando isso acontece como no caso dos Botini é extremamente gratificante.
Pedro Siloto, Secretário Municipal de Agricultura disse que a propriedade irá servir como centro de referência para outros produtores de leite do município.
Para o Prefeito Cyro, o trabalho está apenas começando. "Vem muito por aí. A assistência técnica pode fazer uma revolução, por isso estamos investindo. É claro que sabemos que o agricultor está preocupado e com as estradas rurais e nós sabemos que elas são prioritárias. Temos sofrido muito com a chuva no trabalho de conservação de estradas, mas vamos dar conta do serviço assim que o tempo ajudar. Mas o agricultor tem se abrir para a tecnologia também, pois é ela que vai viabilizar uma melhor renda para a família no final do mês."

Nenhum comentário: