Não foi só na pesquisa de múltipla escolha que a candidata do PT obteve uma significativa melhora. Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado não tem acesso à lista de candidatos, Dilma subiu de 14% da pesquisa de março, para 22%. O presidente Lula, que não pode ser candidato, aparece com 9%. Dilma e Lula têm juntos 31%. Praticamente o dobro de José Serra, que aparece com 16%. Marina Silva tem 3%.
Boa parte da explicação para a subida de Dilma está no percentual de pessoas que sabem que ela é a sucessora de Lula. Segundo o Ibope, 73% do eleitorado sabe que Dilma é candidata do Presidente Lula. Em março essa faixa do eleitorado representava 58%.
Outro fator que contribui para os números de Dilma foi o alto índice de aprovação do Governo Lula, que se manteve em 85% segundo a última pesquisa do Ibope.
Rejeição
As aparições do candidato tucano em programas do DEM e do PPS não surtiram efeito. Pelo contrário, a rejeição de José Serra subiu de 25% para 30% e á a maior de todas. Já a rejeição de Dilma, em sentido oposto, caiu de 27% para 23%, e já é a menor dentre os principais candidatos. Marina Silva tem rejeição de 29%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário