02/07/2011

Campus Avançado Ivaiporã

Fachada do novo prédio

Ainda há pessoas que não entenderam a doação que o município fez do Parque de Exposições ao Instituto Federal do Paraná. Esta perspectiva que se vê na foto acima é do prédio principal do parque que já está sendo reformado para se transformar em salas de aulas para os cursos técnicos e profissionalizantes que já servem a dezenas de jovens e adultos que estão tendo a oportunidade de estudar, pesquisar e experimentar uma educação de um instituto federal, em sintonia com que está se oferecendo em todo o país.
Ainda há em Ivaiporã, uma cultura provinciana de apego a um conservadorismo romântico.
É fato que doamos uma propriedade valiosa sob o ponto de vista do valor de troca.
Mas qual era o valor de uso do Parque da Expovale?
Ficava pelo menos 350 dias por ano sem uso algum, tornando-se um dispêndio sua conservação. Mas isso nos anos em que foi realizada a Expovale. E quando se passaram três anos sem realizar a "Exposição"? Para quê manter uma estrutura em deterioração para tão pouco uso? Tradição?
Deixemos a geração atual e as gerações futuras de Ivaiporã e do Vale do Ivaí desfrutarem de seu patrimônio público de forma produtiva.
Ao doarmos o Parque de Exposições para o IFPR criamos um espaço para a exposição permanente do Vale do Ivaí. Exposição da educação, da ciência e da tecnologia que a nossa gente vai produzir nas salas de aulas e laboratórios que mais do que profissionalizar pessoas vão servir ao desenvolvimento empresarial, econômico e social de nossa região, trazendo sustentabilidade para nossas vidas diante das exigências do mundo contemporâneo.
Ao doarmos o Parque de Exposições para o IFPR deixou um imobilizado pesado aos cofres municipais, para conquistar uma instituição federal de ensino, mantida com recursos do Tesouro Nacional. O município de Ivaiporã com isso passa a ter uma maior fatia  dos recursos financeiros da União. São funcionários, professores, mestres, doutores, concursados recebendo seus salários com dinheiro vindo de Brasília para irrigar a economia local, no comércio, nos serviços, no mercado imobiliário. Mas essa matemática da capitalização econômica ainda não é nada, se compararmos à intangibilidade da acumulação de capital intelectual, cultural que nossa gente adquirirá.
Campus Avançado Ivaiporã que hoje ainda é uma "unidade estendida" do Campus de Telêmaco Borba, já oferece os cursos presenciais de Técnico em Agroecologia e Elétrotécnica, os cursos de educação a distância de Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico em Logística e Gestão Pública em nível superior. Mas já há outras diferentes cursos, oficinas e projetos de profissionalização em andamento. Tudo isso provisoriamente, na Escola Municipal Ivaiporã, aqui e ali. Discute-se a possibilidade de cursos de Engenharia Agronômica, de Alimentos  e muito mais.
Mas nos últimos dias, Ivaiporã recebeu a visita do Deputado Federal André Vargas e do Reitor eleito do IFPR, professor Irineu Colombo. Trouxeram a boa nova que nos próximos dias vamos ser alçados a condição de Campus de Ivaiporã, com autonomia administrativa e orçamentária. Anunciaram que vão liberar mais recursos para a implantação de mais espaços para salas de aulas, laboratórios e de um Centro Cultural ainda neste segundo semestre de 2011.  O Deputado André Vargas também anunciou que está aliado ao Deputado Alex Canziani para liberarem parte de uma Emenda Parlamentar da Bancada Paranaense para a construção de um Bloco Tecnológico padrão do IFPR, estimado em R$5 milhões.
Tem gente em Ivaiporã que ainda não entendeu o que é administrar o município com planejamento para o futuro.
Estamos planejando o futuro com desenvolvimento não apenas para Ivaiporã, mas de todo o Vale do Ivaí. Por isso trabalhei como "formiguinha" também na criação do Território Vale do Ivaí que congrega 28 municípios e do Consórcio Público Intermunicipal do Vale do Ivaí que congrega 7 municípios, cada entidade com propósitos de desenvolvimento regional e sustentável.
A exposição continuará e cada vez melhor.
Neste anos de 2011, de 11 a 20 de Novembro acontecerá, nas dependências do IFPR - Campus Ivaiporã, a 18ª Expovale, a melhor de todos os tempos.

Nenhum comentário: